domingo, 7 de abril de 2013

Filmes Esportivos - Invictus

Salve Salve!


Hoje, falamos de um filme histórico, e realmente histórico, pois além de ter sido uma superprodução, é baseado em fatos reais.
Invictus, lançado em 2009, conta a saga do time sul-africano de Rúgbi, na Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, realizada na própria África do Sul.
Antes de falar do filme, devemos lembrar a história por trás do esporte. A África do Sul viveu longos anos sob o regime do apartheid, um regime de segregação racial. Os holandeses, que governavam o país, instituiram o regime, e todas as cidades eram praticamente divididas em bairros negros, e bairros brancos.
O principal nome do movimento negro, é Nelson Mandela, que por sua atuação contra o sistema de segregação, foi preso durante quase 30 anos em uma ilha isolada com outros negros.
Com o fim do apartheid, em 1990, Mandela foi solto, e em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da história da África do Sul. Mesmo com o fim do sistema, havia ainda muita tensão entre negros e brancos, e com a aproximação da Copa do Mundo de Rúgbi (essa parte é retratada no filme) Mandela vê que é necessária a união de seu país.
Sendo assim, faz com que os atletas da seleção de rúgbi visitem os bairros pobres e negros das cidades sul-africanas, inclusive visita a ilha em que ficou preso, e consegue convencer que os negros torçam por sua própria seleção no campeonato, já que o esporte era considerado um esporte de brancos e da elite.
O filme, sem muitos spoilers, narra a trajetória de Mandela e do time sul-africano na Copa Mundial de Rúgbi, e ao mesmo tempo, como o esporte pode transformar sociedades
A seleção vai  superando adversários, e consegue chegar à final do campeoanato, contra a maior seleção de todas, a da Nova Zelândia. Bom, o resultado você confere assistindo o filme.
O elenco conta com o fantástico Morgan Freeman, como Nelson Mandela, e com Matt Damon, como capitão da seleção da África do Sul.
Confira, abaixo, o trailer de Invictus:


De arrepiar...



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...