terça-feira, 30 de abril de 2013

O Terceiro Manto

Salve Salve nerds!

Virou moda no futebol, ou mania, ou até ação de marketing, mas vamos falar dos sucesso e dos insucessos das terceiras camisas feitas por alguns times de futebol.
Alguns discutem ainda, se é válida a ideia de fugir das tradicionais cores e formas do clube para aumentar as rendas do clube, e pode se dizer que é mais do que válido, na medida certa é claro. Na Espanha, Inglaterra, Alemanha, e outros gigantes do futebol europeu, a renda com camisas de seus clubes, inclusas as terceiras camisas, geram receitas milionárias e se tornaram uma grande fonte financeira. No Brasil, a compra de camisas se torna algo deficitário, devido aos altos preços praticados, que encarecem qualquer marketing bem feito pelos clubes.
Falando agora mais do lado estético, recentemente tivemos produções marcantes, como a camisa roxa do Corinthians, ou a verde limão do Palmeiras, e nem podemos falar da especial do dia do rock que o Brasiliense apresentou... bom, confira abaixo elas:

corinthiano roxo...

quase brilha no escuro

a original, e as duas obras primas homenageando o rock

No final de semana, inclusive, tivemos uma nova camisa que gerou discussão. A camisa do São Paulo foi lançada, para ser usada por apenas uma partida, pois o estatuto do clube não autoriza o uso além das duas camisas previstas nele. A camisa, vermelha, sinceramente parecia estar ao avesso, quando segundo os criadores e o clube foi para lembrar a finalização da instalação das cadeiras vermelhas no estádio do Morumbi.
O curioso é que o primeiro lote produzido já foi vendido, vai entender...
Confira e tire suas próprias conclusões:




Outro que inovou no uso do uniforme foi o Olympique de Marseille, e eles foram bem criativos, pois a camisa do time pode ser usada dos dois lados, estilo aquela jaqueta que você teve quando era adolescente, ou que você sempre quis ter. E os franceses capricharam no equipamento, e ficou bonita, confira:


A intenção era das melhores, homenagear as origens do Flamengo, que usava como cores o azul e o amarelo. Entretanto, a produção não foi requintada, nem refinada, e nem o próprio time continuou utilizando a terceira camisa.
Abaixo o uniforme:





E se falam que no Brasil não se produzem terceiros uniformes bonitos e estilosos, podemos dizer que isso é um engano. O Corinthians, aprendendo com o erro da camisa roxa, produziu novo uniforme em homenagem a São Jorge, padroeiro do clube. Na lateral da camisa há uma imagem do santo, e a camisa é cor vinho, diferente do normal também. Foi tão bem vista fora do país que foi eleita a camisa mais bonita de 2011 por um site inglês.
Confira a camisa campeã:



Quem abusa sempre das cores extravagantes, ou de combinações bem diferenciadas é o Barcelona. Os catalães não poupam no estilo e já chegaram a lançar camisetas estilo marca texto, e hoje apostam no estilo monocromático. Confira:


Com camiseta diferente ou não, o que queremos é o bom futebol e bons jogadores não é mesmo?


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...