quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A megalomania dos insignificantes



Salve Salve Nerds!


Hoje, temos a estreia do nosso novo membro do Nerd Esporte, o Lucas Boamorte, que vem para falar da polêmica entre a EA Sports, produtora do FIFA, e Flamengo e Corinthians, que recusaram os valores propostos pela empresa para contar com as equipes no FIFA 16.

Agora, só nas edições anteriores do FIFA para jogar com Corinthians e Flamengo

Narcisismo é um termo psicológico, definido como um comportamento de egoísmo de um indivíduo. O nome surgiu através do mito de narciso, jovem grego que era indiferente a tudo, pois era apaixonado por sua imagem. O que quero dizer com isso? Vamos ao próximo parágrafo.
Na última semana, um dos assuntos mais comentados no meio futebolístico, era que Flamengo e Corinthians estão fora do FIFA 16, produzido pela empresa canadense EA . Os clubes declararam que o valor era insignificante, e o lucro que a produtora recebe, cerca de 720 milhões de dólares, faz com que ela tenha condições de pagar valores maiores ( com certeza eles são os melhores ingredientes dessa receita milionária).

Flamengo e Corinthians nos últimos tempos adotaram uma postura financeira ousada, buscando basear o seu lucro em iniciativas de marketing, e para se igualar a times europeus dizem que querem expandir o seu público. Mas como assim Marketing? Como assim expansão de público? Ora, não parece um tanto contraditória essas metas de crescimento com a resposta negativa em relação ao FIFA? Claro que é, mas isso não passa de um preciosismo fajuto.

Vejamos, o FIFA é um dos jogos mais vendidos no mundo, e sim, o mundo é bem maior que o Brasil. Os dois times iriam ganhar uma exposição mundial, sem precisar se mobilizar para realizar grandes ações publicitárias para ter sua marca divulgada por esse mundão.
Mas não, essa necessidade de querer o lucro de bate-pronto é maior. “Imagine que absurdo só ganharem 20 mil”. Eu me pergunto, será que essa exposição na traria lucros muito maiores?
Agora eu pergunto: o quê justifica tal narcisismo? Por exemplo, nos últimos 20 anos o Flamengo esteve apenas 3 vezes entre os melhores times do Brasil, enquanto num período de dez anos o Barcelona conquistou 7 vezes o campeonato espanhol. E desde 2005 o ‘Barça’ tem pelo menos um jogador na lista dos melhores do mundo. E o Flamengo? Melhor deixar pra lá.

A ordem se inverte, porque o jogo não precisa dos dois para ser lançado imagine sem um Real Madrid, por exemplo? Entretanto, a síndrome de gigantismo fez com que os mesmos  se boicotem, pois iam ganhar publicidade sem gastar nenhum centavo. Mas não, SOMOS GIGANTES. Dá pra ver mesmo, um demorou  52 anos pra vencer uma Libertadores, e outro não ganha desde 81. O maior patrimônio de um clube são os títulos, e os títulos vem, quando se tem bons jogadores, para ter bons jogadores, é necessário dinheiro, esse dinheiro vem de marketing que conquista torcedores que se dispões a comprar uma camisa. Acho que a deficiência desses times em entender o último requisito, explica porque os dois vivem em constantes crises financeiras.

Assim como Narciso morreu se admirando ter ignorado o resto, esses times assinam sua condenação por ignorarem sua  real situação. Aos poucos vão se definhando, e cada vez mais vão perdendo importância no futebol.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...