domingo, 23 de agosto de 2015

Colúnia Esportiva 63 - MercedeSpa



Salve Salve Nerds!




Depois de quase um mês sem Fórmula 1, a maior categoria do automobilismo volta em grande estilo no circuito de Spa-Francorchamps e seus mais de sete quilômetros de extensão. 
Na qualificação, o Q1 não teve muitas surpresas. Mercedes dominando e os outros comendo poeira. Cumprindo tabela, já que foram punidos com 55 e 50 posições perdidas respectivamente por trocarem os motores e fazerem outras trocas, Alonso e Button ficaram em décimo sétimo e décimo oitavo na parcial. Além deles, Felipe Nasr ficou de fora juntamente com as Manor de Merhi e Stevens. 

No Q2, tudo corria normal até que Raikkonen teve problemas no carro e abandonou, causando bandeira vermelha, pois o carro estava parado no canto da pista, podendo causar acidentes. O mais impressionante foi o barulho que fez no carro, parecia um carro velho estragando e não um Fórmula 1. Além do finlandês, Verstappen também teve problemas e saiu mais cedo. Ficaram de fora apenas pelo tempo Hulkenberg, Kvyat e Ericsson. 

No Q3, briga das Mercedes pela pole, vencida por Hamilton, que embala a sexta pole position seguida e deixa Rosberg em segundo novamente. O terceiro lugar nunca foi tão disputado, a diferença de tempo do terceiro para o nono colocado foi de apenas 0.3 segundos. Bottas acabou levando o terceiro posto, seguido por Grosjean, Perez, Ricciardo, Massa, Maldonado, Vettel e Sainz. Impressionante desempenho da Lotus, que levou Grosjean e Maldonado para o Q3 e Perez, que deu um baile no companheiro Hulkenberg. Posso estar errado, mas o desempenho melhor desses carros se deve ao fato de o circuito não exigir tanta aerodinâmica e ter mais retas, o que beneficia carros mais desequilibrados a irem bem. Grosjean foi punido perdendo cinco posições por ter trocado o câmbio, alterando a posição dos pilotos próximos.

Foto: Andrej Isakovic/AFP


Já na volta de apresentação, Hulkenberg teve problemas no ERS, o sistema de recuperação de energia dos freios, quase indo aos boxes, mas a equipe preferiu deixar ele largar. E Hulkenberg teve o carro morrendo quando parou para a largada, causando mais uma volta de apresentação e uma volta a menos na corrida por causa disso. Carlos Sainz também com problema de potência no motor, portanto ele foi aos boxes para resolver o problema e não causar outra volta de apresentação.




Na largada, Hamilton pulou bem e PEREZ  foi para o segundo posto. Ricciardo foi para terceiro e Rosberg caiu para quinto. Perez chegou a passar Hamilton mas ele recuperou a posição. Recuperando o prejuízo, Rosberg foi na vontade e passou Bottas. Vettel aproveitou a briga entre os dois e passou Bottas. Maldonado teve problemas no motor e já vinha abandonando andando lento na pista. Massa largou mal e chegou a ser o nono, no momento era o oitavo, sendo que largou em sexto. E Carlos Sainz não resistiu e perdeu potência novamente, abandonando lentamente na pista.

Buscando se recuperar, Raikkonen passou Ericsson pelo décimo primeiro lugar. Grosjean, muito bem, vinha pra cima de Bottas pelo sexto lugar. Williams não estava bem mesmo, Kvyat passou com tranquilidade Felipe Massa na briga pelo oitavo lugar. Volta 7 e Ricciardo já foi para os boxes. Ele trocou e colocou pneus médios para ficar mais tempo na pista. No embalo, Grosjean passou Bottas, com Kvyat seguindo os dois e já indo pra cima de Bottas. Rosberg vinha chegando em Perez, que foi para os boxes trocar pneus.

Vários pilotos parando nos boxes, inclusive Felipe Massa. Novamente, Grosjean passou Bottas após a parada dos dois nos boxes. Felipe Nasr, que vinha com pneus médios em uma estratégia diferente, estava em décimo primeiro e segurando a pressão de Verstappen, que precisou trabalhar para passar o brasileiro. Em uma façanha incrível, a Williams colocou três pneus macios no carro de Bottas e um médio, uma lambança sem precedentes. Voltando dos boxes, Rosberg saiu na frente de Perez, que ainda tentou passar o alemão mas não conseguiu. No momento, Vettel era o lider, mas sem parar nos boxes ainda. Devido ao trabalho errado da Williams, Bottas foi punido com uma passagem pelos boxes. O mais engraçado é que ele seguiu com os pneus "mistos" mesmo assim.





Diferença de Hamilton e Rosberg diminuiu, com o alemão mais rápido e a quatro segundos do inglês. Top 5 após os pits com Hamilton, Rosberg, Perez, Ricciardo e Grosjean. Já com pneus macios, Nasr passou Alonso pelo décimo terceiro lugar. Trenzinho com Kvyat segurando Massa e Raikkonen de olho nas sobras. Massa não conseguiu chegar em Kvyat e Raikkonen chegou no brasileiro para pressioná-lo. Briga alternativa pelo terceiro lugar, com Grosjean indo pra cima de Perez. E o francês passou bem, sem muitos problemas. E Ricciardo teve problemas de motor e abandonou na entrada da reta. E com o abandono de Ricciardo, Safety Car Virtual, que são luzes piscando naquele setor para a velocidade dos carros ser diminuída.



Todos aproveitaram para parar, inclusive Bottas, que dessa vez colocou os pneus todos na mesma cor. Com os carros mais próximos, Raikkonen foi novamente para cima de Felipe Massa. E as nuvens começaram a chegar sobre o circuito, esperanças de chuva ainda. Top 5 com Hamilton, Rosberg, Vettel, Grosjean e Kvyat. Perez, em sexto, vinha pra cima de Kvyat, que não havia feito o segundo pit stop ainda. Kvyat parou e colocou pneus macios, para andar 15 voltas com ele. E o russo já passou Bottas pelo nono lugar. Hamilton parou e na volta seguinte foi Rosberg, na volta 32. Alonso havia passado Nasr, que deu o trocou voltas depois passando o espanhol pelo décimo segundo posto.

E Massa encostou em Perez, ficando a menos de um segundo do mexicano pela quinta posição. O brasileiro não conseguia encostar o suficiente para passar o mexicano na área onde poderia se abrir a asa móvel. Querendo o pódio, Grosjean estava a dois segundos de Vettel. Na tela dividida da Globo, vimos ainda que Kvyat passou Raikkonen e foi pra cima de Massa. Kvyat colocava o carro de lado, pressionava de todas as maneiras Felipe Massa pelo sexto lugar. A sorte do brasileiro foi a de ter Perez na frente e assim poder abrir a asa móvel também. Restando quatro voltas, Grosjean pra cima de Vettel novamente. Nesse meio tempo, Verstappen se atrapalhou mas passou Bottas pelo nono posto. Enfim, Kvyat passou Massa e assumiu o sexto lugar.

Inspirado, Kvyat passou Perez também, mas estava muito longe de Grosjean para almejar mais um lugar. E o pneu traseiro direito de Vettel, faltando pouco mais de uma volta para o final, estourou. Assim, Grosjean ficou com o terceiro posto. Trenziho na última volta, com Perez, Massa, Raikkonen e Verstappen, do quinto ao oitavo. Verstappen tentou por fora e errou, escapando da pista. E Vence Lewis Hamilton! Em segundo Rosberg, terceiro Grosjean, que corrida do francês com a Lotus. Quarto Kvyat, outra corrida boa do russo, quinto Perez, sexto Massa, sétimo Raikkonen, oitavo Verstappen, nono Bottas e décimo Ericsson. Prova sem problemas para as Mercedes, mas do terceiro lugar pra baixo a briga foi incrível e imprevisível até o final.





Mais líder do que nunca Foto: F1/Divulgação


Voltamos daqui duas semanas, com corrida em Monza, mais um tradicionalíssimo circuito de grandes retas.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...