sábado, 8 de agosto de 2015

Fazendo o feijão com arroz, United estreia com vitória na Premier League



Por João Vitor Rezende

United faz o básico e vence Tottenham (Foto: Manchester United)

No início de seu trabalho no Manchester United, Louis Van Gaal pediu paciência. Ao menos, quatro meses de testes, que acabaram durando toda a temporada. Só nos últimos jogos de 2014-15, o time teve boas atuações. A melhor delas contra o Tottenham, em casa, na 29ª rodada da última Premier League. 3 a 0, ótimas atuações de Mata e Rooney, com gol até de Fellaini.

Abrindo os trabalhos em 2015-16, os dois times se reencontraram no mesmo Old Trafford. Os Spurs a base do elenco passado, vendendo jogadores que não convenceram, como Paulinho, Capoue e Chiriches, e com Alderweireld como reforço. O United teve as estreias de Romero, Schneiderlin e Depay entre os 11 iniciais.

Por ter mais entrosamento, os visitantes começaram melhor, avançando a marcação e jogando no campo do adversário. Com os zagueiros pressionados, Romero foi acionado em várias oportunidades. Na maioria delas, o goleiro deu chutão quando Eriksen ou Kane pressionavam. Quando tentou trabalhar a bola, o argentino proporcionou momentos de emoção a seus torcedores. Mas, compensou o perigo fazendo boas defesas quando exigido.

Rooney e Depay jogaram como atacantes no 4-4-2 de Van Gaal. O jovem holandês teve atuação discreta. Talvez, por estar mais acostumado a jogar pelos lados. Por não serem atacantes de referência, os dois se movimentaram bastante, e por terem velocidade, contribuíram para os contra-ataques. Em um desses, Bentaleb deu bobeira e entregou no pé de Juan Mata. Rooney se movimentou pelo meio e teve o chute desviado por Walker. Devagarinho, Vorm viu a bola entrar em sua meta.

Depois do gol, o Tottenham se retraiu e os mandantes avançaram a linha de marcação. Com isso, o jogo esfriou. Um dos poucos que tentava ser incisivo, Young teve boa atuação, incomodando Welker e acompanhando o lateral, ajudando na defesa. Mata foi mais efetivo no segundo tempo do que não primeiro. Jogando aberto pela direita, o espanhol perde o seu poder de pensar o jogo. Posição que pode mudar até o fim da janela de transferências, neste mês.

Se o fim do primeiro tempo foi morno, o segundo foi geladíssimo. Com exceção do abafa do Tottenham no fim do jogo, pouco se viu. A zaga dos Red Devils foi pouco exigida. Entre os defensores, Darmian era estreante. Com a responsabilidade de ser a salvação da lateral-direita, o italiano fez boa atuação, foi preciso, seguro, ajudou na defesa e apoiou no ataque. Pela esquerda, depois de conviver com as lesões no último campeonato, Luke Shaw voltou com boa atuação.

Os volantes precisam de mais tempo, e também, de uma definição que só acontecerá no decorrer dos jogos. Carrick e Schneiderlin começaram como titulares. Principal reforço da temporada, Bastian entrou em campo na segunda etapa. Fez o básico. Normal para uma estreia. Herrera substituiu Depay, para jogar a frente dos zagueiros, fazendo a ligação com o ataque.

Do meio pra frente, Chicharito, James Wilson, Fellaini, Januzaj e Andreas Pereira foram nomes que não estiveram em campo. A concorrência pode aumentar ainda mais, caso se concretize a chegada de Pedro, do Barcelona. Pode surgir um 4-3-3 ou 4-2-3-1. Em qualquer um dos esquemas, a objetividade e o último passe, devem ser trabalhados. Por muitas vezes, o United rodou, rodou e não chegou a lugar algum.

Como diria a sabedoria popular, "é o que tem pra hoje". A compactação e a rápida saída no contra golpe são pontos positivos para o Manchester. Mais uma vez lidando com saídas e chegadas, Van Gaal novamente vai ter que pedir calma aos seus adeptos. No aniversário do chefe, seus jogadores lhe deram um pequeno mimo, ainda longe de ser um grande presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...