segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Análise do turno - Brasileirão 2015



Salve Salve Nerds!



Final de turno no Campeonato Brasileiro e vamos fazer uma análise geral de como foram essas dezenove rodadas e como anda o campeonato no geral. Mas antes, comecemos com o resumo da décima nona rodada, que teve vários jogos muito bons.

A rodada começou com o jogo dos desesperados no Maracanã, com o Vasco encarando o Coritiba. A partida foi tensa, até pela situação das equipes, mas sem muitos lances perigosos. No final, quando o jogo parecia rumo ao zero a zero, eis que Jomar, do Vasco, cortou a bola errado e deixou para Rafhael Lucas, que tocou para Evandro, o iluminado do coxa, marcar. Final 1 a 0 e o verde da esperança segue vivo. Já o Vasco segue na lanterna.

Em um jogo disputado, com boas chances para os dois lados e até um pênalti perdido por Ricardo Oliveira, o Atlético Paranaense ficou no zero a zero com o Santos. 

No Morumbi, o embalado São Paulo encarou o Goiás. E para quem esperava outra vitória tricolor, viu o ressurgimento esmeraldino. O Goiás vinha de uma sequência terrível de resultados negativos, mas o ataque funcionou como nunca e o time fez sua melhor partida no campeonato. Os forasteiros abriram o placar com Felipe Menezes, após contra ataque rápido e toque de Erik. No gol seguinte, Felipe Menezes serviu Erik, que de frente para o goleiro só tocou para tirar a bola do alcance. E Erik, de novo ele, marcou após cruzamento de Bruno Henrique. Final 3 a 0.

No jogo das 11 horas da manhã, o Palmeiras recebeu o Flamengo. Logo aos cinco minutos, Jackson subiu mais no escanteio cobrado por Zé Roberto e mandou para as redes. Mesmo com o gol sofrido, o Flamengo era melhor e chegou a ter 75% de posse de bola. Aos 5 minutos da etapa final, Ederson apareceu bem na área, driblou Jackson e marcou o gol de empate. Dominando o jogo, a virada veio também com Ederson. Alan Patrick cobrou o escanteio e Ederson subiu para virar o jogo. Um minuto depois, Cleiton Xavier entrou, cabeceou, a bola desviou em Samir e foi gol, novo empate. Inspirado, o Palmeiras foi pra cima e virou o placar com Dudu. Zé Roberto tocou para Alecsandro, que fez o pivô e tocou para Dudu marcar. Para fechar essa grande partida, Alecsandro aproveitou sobra de bola e ampliou. Final 4 a 2 e um dos melhores jogos do campeonato. 

Na Ilha do Retiro, o Sport recebeu a Ponte Preta e de olho no G-4. Logo aos nove minutos, o Sport abriu o marcador. Em uma jogada incrível entre Diego Souza e André, onde os dois tabelaram pela defesa da Ponte, a bola ficou com Diego Souza para marcar. Após o gol, o Sport recuou e viu a Ponte Preta ir pra cima e criar grandes chances, principalmente na segunda etapa. A premiação das tentativas veio com Borges, que aproveitou cruzamento de Gilson e mandou de cabeça para a rede. 

O outro zero a zero da rodada foi entre Cruzeiro e Internacional, um jogo duro de assistir.

No Maracanã, o Fluminense encarou o preocupado Figueirense. E os catarinenses saíram na frente no placar com Clayton, cobrando pênalti muito reclamado pelos tricolores. A virada chegou nos pés de Cícero. O meia marcou o primeiro de cabeça e, na segunda etapa, serviu Fred, que não perdoou de frente para o goleiro. Final 2 a 1. 

Na Ressacada, o Avaí enfrentou o líder Corinthians. Apático, o timão viu o leão dominar as ações do jogo e chegar com perigo. Aos 14 minutos, André Lima abriu o placar e lances depois se machucou, precisando sair do jogo. Os avaianos estavam muito mais próximos de um segundo gol e o primeiro tempo estava acabando, quando Luciano encaixou um chutaço de fora da área e empatou o jogo. Na segunda etapa, a mesma escrita, o Avaí muito melhor e tendo impedimento mal marcado pela bandeirinha. No finalzinho, Luciano apareceu de novo e na categoria, de esquerda, mandou no ângulo, 2 a 1. Cássio ainda operou grandes milagres antes do fim de jogo e garantiu os três pontos corintianos. 

Na Arena Condá, jogo equilibrado e polêmico entre Chapecoense e Atlético Mineiro. O galo reclamou muito da expulsão de Leonardo Silva, que derrubou Ananias em jogada perigosa na entrada da área. Nessa falta, Cléber Santana cobrou e fez o gol da Chapecoense. Na segunda etapa, o time da casa era melhor e criou algumas chances próximas ao gol, mas quem fez foi o galo. O zagueiro Neto, da Chapecoense, completou indevidamente para o próprio gol um cabeceio de Lucas Pratto. Apodi, que voava na lateral, fez grande jogada, apesar de um claro domínio de mão no lance, driblou o zagueiro e fez o gol da virada catarinense. Final 2 a 1. 

Fechando a rodada, o Grêmio recebeu o desesperado Joinville. E se os gremistas esperavam tranquilidade diante de um frágil adversário, encontraram muitos problemas. Logo de cara, aos dois minutos, escanteio cobrado e Bruno Aguiar, zagueiro do Joinville, mandou para as redes de cabeça. Os catarinenses poderiam ter ampliado com Edigar Junio, que mandou na trave, enquanto o Grêmio seguia bem perdido no jogo. O Grêmio se encaixou mais no jogo e começou a tomar conta das ações. Aos 15 minutos da segunda etapa, Erazo subiu de cabeça e empatou. A redenção gremista só veio aos 38 minutos, quando Rafael Galhardo, com maestria, cobrou uma falta espetacular, sem chances para o goleiro. Final 2 a 1 Grêmio.

Abaixo, confira os gols da rodada no Gols da Zueira:




Análise:

Esse foi um dos campeonatos mais equilibrados da chamada era dos pontos corridos, desde 2003. O oitavo colocado, Atlético Paranaense, após 19 rodadas, está a apenas três pontos do quarto colocado, o Fluminense. Na parte de baixo da tabela, mesmo o Flamengo, décimo terceiro colocado, está a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento. Ou seja, apenas Santos, Ponte Preta, Internacional e Chapecoense, ali no meio da tabela, que não brigam por nada. 

No ano passado, o líder Cruzeiro estava a sete pontos do São Paulo, enquanto o quarto colocado, o Corinthians, estava a 11 do líder. Nesse ano, são quatro pontos para o segundo colocado Atlético Mineiro, enquanto o quarto colocado, Fluminense, está a sete. Na zona de rebaixamento, quem destoa é o Vasco, que com 13 pontos vai pior que o último de 2014, o Vitória, que tinha 15. O Vitória estava a apenas três pontos do primeiro fora do Z-4, o Palmeiras, enquanto o Vasco está a sete do Avaí. 

G-4:


Foto: Antônio Carlos Mafalda/Estadão


Com essa briga intensa pelas posições, podemos colocar como candidatos, pelo menos ao G-4, Atlético Mineiro e Corinthians. As duas equipes ocuparam a liderança nas últimas rodadas e foram mais consistentes, principalmente o Corinthians, que mesmo não tendo ultimamente grandes atuações conseguiu bons pontos e está a 11 jogos sem perder. O Grêmio vem em uma grande arrancada e deverá dar trabalho com um time bem ajeitado. Apesar de eu não ver o time tricolor com um elenco forte. Já o Fluminense tem jogadores de destaque e fez boas atuações, mas não sei se conseguirá se manter entre os líderes, pois é uma equipe bem irregular ainda. Vejo o Palmeiras com mais time que os cariocas, apesar de o verdão ser um time gangorra, perde três jogos seguidos, aí ganha três seguidos...
Sport, São Paulo e Atlético Paranaense já figuraram no G-4, principalmente o Sport, que também chegou a ficar invicto por 11 jogos no campeonato. Porém, estão bem irregulares e vem perdendo oportunidades de se firmar no pelotão de cima. 

Z-4: 


Foto: Pedro Martins/Lance

Na parte desesperada da tabela, um candidato era quase certo, o Joinville, mas eis que o Vasco tomou o posto de pior equipe do campeonato. O time da colina vem apresentando atuações lamentáveis e sem brilho algum, é um time bem apático. Precisarão vencer mais da metade dos jogos que restam para se salvarem. Falamos do Joinville, e os catarinenses conseguiram resgatar algum futebol nas últimas partidas, com gols e pressão nos adversários, vide a derrota sofrida para o Grêmio, que teve trabalho para superar o Joinville. O Coritiba vem de duas vitórias seguidas, além de a última vitória ter sido no confronto direto com o Vasco. A estrela do atacante Evandro, principalmente, vem salvando o time de resultados piores. É até possível que, se vencer o próximo jogo, contra a Chapecoense, que o time saia do Z-4. 
Já o Goiás ressurgiu das cinzas com estilo, atropelando o São Paulo. É uma equipe com qualidades, principalmente no ataque, com Erik e Felipe Menezes, mas que vinha jogando em um nível baixíssimo. Também podem ter esperanças, até porque o próximo jogo é diante do Vasco.
Além de Figueirense e Avaí, décimo sexto e décimo quinto, temos o Cruzeiro a frente. O time celeste, que vem em uma queda forte com Luxemburgo e vai se esforçando no projeto série B 2016. Acredito que seria muita incompetência o time cair, até pelas equipes piores que estão na briga abaixo, mas o futebol no papel nem sempre é retratado em campo. 

Se você acompanha as estatísticas do campeonato, vale a pena conferir todos os dados do Brasileirão 2015 no Footstats. Veja também a análise tática de como estão jogando as equipes nesse Brasileirão AQUI.

Média de público:



Apesar dos gols não saírem tanto esse ano no brasileirão, a média caiu de 2,26 do ano passado para 2,19 por partida esse ano, o público aumentou bastante nos estádios. Em 2014, a maior média em uma rodada foi na trigésima sexta, com média de 27.235 torcedores pagantes nos estádios. O Cruzeiro teve a maior média, com 29.678 torcedores no Mineirão em média nos jogos do time. 

Já este ano, o maior público médio foi de 27.923 torcedores, já superando o ano passado. E o Palmeiras lidera a média de público presente, com 34.275 pagantes médios. 
Um fato curioso fica principalmente por conta do Palmeiras, que tem esse incrível público em seus jogos, mas é o time que mais cobra caro nos ingressos. Apenas o verdão do Allianz Parque faturou mais que todos os times da série B em renda dos jogos, com mais de 23 milhões de reais. O valor médio do ingresso é de 68 reais, sendo que alguns jogos tiveram a inteira custando mais de 100 reais no valor mais barato. 

A justificativa para esse aumento da presença de torcedores nos estádios se deve, principalmente, aos planos de sócios dos clubes. O Palmeiras vendeu, para o jogo contra o Atlético Paranaense, todos os seus ingressos para os sócios pela internet. Internacional, Palmeiras e Corinthians já passaram dos 100 mil sócios e assim conseguem aumentar suas rendas com a presença massiva dos torcedores em suas arenas. 
O problema fica nos preços desses ingressos, que vem aumentando e afastando o torcedor mais humilde e simples que antes conseguia acompanhar os jogos de sua equipe. 

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...