domingo, 18 de maio de 2014

A Partida da Morte



Salve Salve Nerds!




Hoje viajamos no tempo para contar uma história envolvendo o esporte. Voltaremos para o período da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente para 1942. Antes de 1942, na Ucrânia, o futebol tornou-se o esporte mais popular do país, principalmente com o Dínamo de Kiev. Durante a Segunda Guerra, o país eslavo foi invadido pelas tropas alemãs e o futebol também sofreu com isso. Entre 12 e 15 milhões de ucranianos morreram durante a guerra. A Liga Ucraniana de 1941 nunca terminou e vários dos jogadores foram aprisionados em campos de concentração pelas tropas nazistas. Para se distraírem quando não estavam nos trabalhos forçados, os jogadores faziam o que mais gostavam, praticar o futebol, tanto que começaram a organizar partidas, inclusive contra equipes compostas por alemães.
A equipe, chamada de FC Start, enfrentou o time da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã, que após perder a primeira partida contra os ucranianos pediu uma revanche. Esta revanche foi bem aos modos nazistas, com juiz parcial para o lado alemão, faltas duras do time dos invasores que não eram punidas e ameaças de morte por parte dos militares caso os ucranianos não entregassem  O jogo foi no Estádio Zenit, em Kiev, com direito a 2000 torcedores presentes.
Antes da partida, os atletas haviam sido incitados a fazer a conhecida saudação nazista, porém o Start não cumpriu as obrigações. No primeiro tempo, o time nazista abriu o placar, mas tomou a virada por 2 a 1 antes do final dos primeiros 45 minutos de jogo. A segunda etapa teve mais dois gols para cada lado, terminando em 5 a 3 para os ucranianos, que ignoraram a ameaça de consequências maiores no intervalo de partida. Por outro lado, houve inclusive uma foto das duas equipes juntas, antes da partida, mostrando um lado menos caótico disso tudo.


Mesmo com a vitória na partida, o time composto por ex-jogadores em sua maioria não sobreviveu por muito tempo, não por consequência da vitória, mas pela guerra em si, que dizimou toda a região. Após isso, o governo comunista utilizou-se do acontecimento para mostrar a superioridade do povo local perante as outras nações.
Foi construído um monumento em homenagem aos atletas do Dínamo de Kiev presentes na chamada Partida da Morte, que está em frente ao estádio da equipe.



Em 2012 foi criado um filme para romantizar o acontecimento, sendo lançado na época da Eurocopa e gerando polêmicas, pois poderia incitar raiva contra os alemães, quando a competição era na Ucrânia.



Fica mais uma lição de superação do esporte, que está mesmo nos piores momentos, nas piores horas, onde não parece haver esperanças de coisas boas.


Até mais!

Post sugerido pelo amigo Diego Cavalcante

Um comentário:

  1. Esta história é fantástica, mostra que realmente existem pessoas que honram o esporte, e suas dignidades.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...