domingo, 25 de maio de 2014

Colúnia Esportiva 41 - Not Super Monaco GP



Salve Salve Nerds!



Mais uma etapa do Mundial de Fórmula 1, desta vez no tradicionalíssimo circuito de Mônaco. Na qualificação, a primeira parte teve os mesmos de sempre eliminados: Ericsson, Kobayashi, Bianchi, Chilton, Gutierrez e Sutil. Como novidade tivemos o problema de Massa, que foi atingido por Ericsson e ficou fora do Q2. Assim, fora do Q3 ficaram Massa, Maldonado, Grosjean, Bottas, Button e Hulkenberg. No Q3 a polêmica ficou por conta da escapada que Rosberg deu logo a frente de Hamilton, que fazia sua volta rápida e assim perdeu rendimento, ficando com o segundo posto e deixando o alemão com a pole position. Em terceiro ficou Ricciardo, quarto Vettel, quinto Alonso, sexto Raikkonen, sétimo Vergne, oitavo Magnussen, nono Kvyat e décimo Perez. 
Já na volta de apresentação, Maldonado não conseguiu sair e foi levado para os boxes para largar de lá. Largada limpa com as Mercedes na ponta. Raikkonen largou bem e passou Ricciardo. Mas, logo na primeira volta, Perez colidiu com uma Mclaren e saiu, gerando o Safety Car. Alguns envolvidos ali perto da batida se encaminharam aos boxes. O top 5 seguiu com Rosberg, Hamilton, Vettel, Raikkonen que ganhou duas posições e Alonso. No começo da quarta volta o Safety Car se recolheu e a relargada aconteceu. 
Vettel teve problemas mecânicos e foi ultrapassado por todo mundo, indo aos boxes para tentar resolver seus problemas. Porém, o carro do alemão ficou preso em primeira marcha, sendo obrigado a abandonar.
As duas Mercedes já iam se isolando de Raikkonen e dos outros já na oitava volta. Investigação se alguns carros estavam nos lugares certos do grid, esta é a emoção da corrida até agora amigos. Kvyat também abandonou com problemas em sua Toro Rosso, mais um motor Renault fora, o terceiro. 
Volta 16 e o top 5 se mantém o mesmo com Rosberg, Hamilton, Raikkonen, Ricciardo e Alonso. Uma ultrapassagem, Sutil sobre Chilton. Chilton também foi punido por largar da posição errada no grid, tendo que ficar 5 segundos parado nos boxes. Gutierrez e Bianchi também foram punidos do mesmo modo e pela mesma atitude. Aparentemente, eles pararam errado devido a saída de Maldonado já na volta de apresentação. Sauber de Sutil abandonou também. O piloto estava utilizando um capacete de Romero Britto em uma campanha beneficente.
Por causa disso tivemos mais um Safety Car, para aguçar as emoções. Muita gente aproveitou para ir aos boxes e fazer sua primeira parada, principalmente os líderes que não haviam visitado ainda. Felipe Massa não visitou os boxes e Raikkonen foi obrigado a ir mais uma vez aos boxes, significando a perda de seu quase garantido pódio na corrida. Felipe Massa pulou para o quinto posto sem visitar os boxes, como dito.
Relargada na volta 30. Top 5 com Rosberg, Hamilton, Ricciardo, Alonso e Massa. Raikkonen passou Kobayashi de maneira limpa, mas Bianchi aproveitou para também passar, dando 3 chegas pra lá no japonês. O vilão da vez em cima de Kobayashi foi Grosjean, que também passou o mito.
Massa ainda não parou, precisando parar por obrigação do regulamento mas possivelmente perdendo muitas posições quando for aos pits. Na volta 46, enfim, Massa parou e voltou em décimo primeiro. 
Volta 50 e o top 5 tem Rosberg, Hamilton, Ricciardo, Alonso e Hulkenberg.  Motor esfumaçante de Vergne, mais um motor Renault fora da prova. 
Enfim uma briga para nos acordar, Bottas seguidos por Gutierrez, Raikkonen e Felipe Massa. Brigas do oitavo ao décimo primeiro. Bottas teve problemas de motor e abandonou, mas por sorte ou azar ali havia um guindaste, o que evitou mais um Safety Car. Bianchi estava em décimo primeiro, mas por obra do destino Gutierrez bateu e assim deixou a Marussia no décimo lugar, na zona de pontuação! Agora eram 15 voltas de tensão e agonia pela Marussia nos pontos!
Jules Bianchi foi punido e terá acréscimo de 5 segundos no tempo final de sua prova. Hamilton com problemas no olho esquerdo, isso mesmo, com o olho esquerdo prejudicado aparentemente por poeira. Por esse problema, Hamilton viu, ou viu pela metade, a chegada crescente de Ricciardo, tirando 1.5 segundo em uma volta e ficando a menos de 1 segundo de Hamilton na volta 74. 
Grande mudança no final da prova! Raikkonen colidiu com Magnussen e assim muitas posições mudadas. Massa pulou para sétimo e Bianchi para oitavo, voltando a fazer história mesmo com a punição de 5 segundos!
Ricciardo, restando duas voltas, encostou de novo em Hamilton, brigando pelo segundo posto. Vence Nico Rosberg! Segundo para Hamilton, segurando a pressão do terceiro, Ricciardo! Alonso em quarto, Hulkenberg quinto, sexto Button, sétimo Massa, oitavo milagrosamente, epicamente, incrivelmente ele: Jules Bianchi! Nono Grosjean e décimo Magnussen. Com os 5 segundos perdidos, Bianchi ficou com o nono posto. Rosberg reassume a liderança do campeonato, 4 pontos a frente de Hamilton. 




Voltamos daqui duas semanas, em Montreal, no Canadá!
O blog ainda terá mais dois posts hoje.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...