domingo, 18 de maio de 2014

NBA - Playoffs



Salve Salve Nerds!



Nesta noite voltamos aqui para falar de NBA. A maior liga de basquete do mundo chega nas finais de suas conferências, leste e oeste. Para começar, falaremos dos caminhos das equipes das duas conferências para estas decisões. Lembrando que o time vencedor do leste enfrenta o do oeste na grande final da NBA.
Falamos primeiramente da Conferência Leste, que tem na decisão Miami Heat e Indiana Pacers. Os Pacers jogaram pela Divisão Central e foram campeões dela além da própria Conferência. Tiveram 56 vitórias, sendo 14 na divisão e 38 na conferência. Nos playoffs, o Indiana eliminou o Atlanta Hawks, por 4 a 3 e o Washington Wizards por 4 a 2.
O adversário dos Pacers é o Miami Heat, atual campeão da NBA, que foi campeão da Divisão Sudeste e ficou em segundo na Conferência Leste. Tiveram 12 vitórias na divisão e 34 na conferência. Venceram o Charlotte Bobcats por 4 a 0 e o Brooklin Nets por 4 a 2. 
Na Conferência Oeste, a decisão será entre San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder. Os Spurs venceram a Divisão Sudoeste e ficaram em primeiro também na Conferência. Tiveram 12 vitórias na divisão e 38 na conferência. Eliminaram o Dallas Mavericks por 4 a 3 e o Portland Trail Blazers por 4 a 1. O Oklahoma City ficou em primeiro na Divisão Noroeste e em segundo na Conferência. Na divisão venceu 12 jogos e na conferência levou 36 vitórias. 
Nosso novo contratado, o glorioso João Vitor nos mostra como foi a primeira partida da decisão da Conferência Leste entre Indiana Pacers e Miami Heat.





O panorama inicial de jogo mostrou um Heat mais nervoso, por vezes mais atento, roubando bolas com James, Cole e duas vezes com Chalmers, que fez a cesta na primeira e fez uma linda ponte aérea para LeBron. Os donos da casa estavam mais precisos, com 5 acertos de 6 tentativas de 3 pontos, contra 2 de 7 dos rivais.
A defesa do Indiana é mais eficiente do que a do Miami. Paul George marcava bem LeBron James. Os visitantes não tinham espaço, mesmo numa dobra da marcação do Pacers, que quando recuperavam a bola, conseguiam bons contra-ataques. A boa eficiência nos arremessos de fora do perímetro se deu pela paciência dos mandantes no ataque, conseguindo abrir espaços fora do garrafão pras bolas de 3 pontos.
No segundo período, o Pacers mesmo rodando o time, conseguiu manter a consistência defensiva e ofensiva. O Miami tem dois gênios, Wade e James, mas, tem fraquezas. Há tempos, existe a necessidade de se trazer um pivô para somar-se a Bosh, que sozinho não dá conta do recado, já que o quinteto titular tem baixa estatura.
Stephenson chamou a responsabilidade, anotou 12 pontos, 3 rebotes e 4 assistências nos primeiros 24 minutos. Foi o responsável por manter o equilíbrio do time de Frank Vogel. LeBron com 13 pontos e 5 rebotes foi o destaque da equipe de Spoelstra.
Os times retornaram do intervalo mas o cenário se manteve. A diferença chegou a 18 pontos no meio do terceiro quarto. Udonis Haslem não apareceu nos três primeiro períodos. A rotatividade do Heat não funcionava como a do Pacers, apenas Ray Allen entrava bem em quadra. Nem o quinteto titular da equipe da Flórida funcionava, apenas James e Wade  ao contrário do Pacers que tinha seus 5 titulares com dois dígitos nos pontos.
Os últimos 12 minutos começaram bem disputados. As bolas de três do Pacers não caíam como antes, e o Heat tentava encostar na contagem. O Indiana explorava bem os contra-ataques. Em um desses, Chalmers cometeu falta técnica, que resultou em falta flagrante. 3 lances livres convertidos, seguidos de uma bobeira no ataque, e duas jogadas ofensivas concluídas com sucesso pelo Miami, que deixou a distância em 11 pontos, faltando 8 minutos e meio para o fim do jogo. A transição defesa-ataque do Heat era trunfo para tentar buscar o placar.
A coletividade dos donos da casa sobressaía sobre a dependência Wade-James dos visitantes. Uma sequência de erros, dos dois lados fez o tempo correr. Com dois minutos no relógio, a diferença estava nos 14 pontos. Não tinha mais nada a ser feito. No final, 107 a 96.
O Indiana Pacers abriu bem a série, com uma vitória expressiva, a frente do placar durante os 48 minutos de bola em quadra. Ressalvas à Paul George com 24 pontos e 7 assistências e Roy Hibbert, com 19 pontos e 9 rebotes. Destaque também para o sexto jogador na arena. A torcida de Indianapolis participou ativamente da partida. O jogo coletivo pode fazer a diferença nesta série, e numa possível final com o Thunder. Os Spurs é o adversário mais forte, para os dois pretendentes.
Para o Heat, resta corrigir a marcação para o andamento da série, e contar com participações mais ativas de Bosh e Battier para os próximos duelos. Wade com 27 pontos, e James com duplo-duplo de 25 pontos e 10 rebotes são os destaques. Será a série mais dura para o Miami, que terá de evoluir muito defensivamente, pra sonhar com o título.
A próxima partida é nesta terça-feira, as 21h30. Transmissão exclusiva da ESPN. Amanhã, San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder fazem a final do Oeste, com exibição somente no Space, as 22h00.

Post produzido pelo estagiário e por João Vitor

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...