domingo, 11 de maio de 2014

Colúnia Esportiva 40 - A Quadra Inglesa



Salve Salve nerds!





Mais uma prova da nossa amada Fórmula 1, agora em terras espanholas, no circuito de Barcelona. Na qualificação poucas novidades no Q1, além de Maldonado se estourar em uma batida e ficar de fora. Além dele estiveram fora Kobayashi, Ericsson, Chilton, Bianchi e Sutil. No Q2, Vergne, punido por sua roda ter soltado do carro nos treinos, nem correu e largou em último mesmo. Magnussen também não correu, com problemas na Mclaren. Os outros que ficaram de fora foram Perez, Kvyat e Gutierrez. Na briga pela pole, o Q3, as Mercedes novamente brincaram de dominar nos tempos e disputaram entre si a primeira posição. Quem venceu desta vez foi Hamilton, com Rosberg se contentando com o segundo posto. Em terceiro ficou Ricciardo, quarto Bottas, quinto Grosjean, tirando leite de pedra da Lotus, sexto Raikkonen, sétimo Alonso, oitavo Button, nono Massa, que fez apenas uma volta rápida e errou nela. Décimo Vettel, que teve problemas no carro e ainda trocou a caixa de câmbio, perdendo 5 posições.
Largada e as Mercedes se mantiveram na ponta, com Bottas largando bem e pulando para terceiro. Ricciardo ficou em quarto, Grosjean quinto, Raikkonen e Alonso sexto e sétimo e Massa oitavo. Terceira volta e Felipe Massa ia encostando em Alonso e Ricciardo chegando em Bottas. Quinta volta e a emoção das ultrapassagens até agora foi pouca, além de um replay de mais uma trapalhada do Maldonado. O venezuelano esteve sob investigação da organização. Ricciardo colocou pressão e começou a batalha com Bottas pela terceira posição. Mercedes andando mais de 1 segundo mais rápido que Bottas e Ricciardo.
No meio do grid, Button ultrapassa Gutierrez, que via atrás dele Vettel. A punição de Maldonado foi de 5 segundos parado nos boxes. De novo Vettel chegou em Button para tentar passá-lo, mas a pista não ajuda muito nas ultrapassagens. Prevendo tempo perdido, a Red Bull chamou Vettel para os pits stops. Volta 14 e Ricciardo tenta encostar na Williams de Bottas mas não consegue chegar perto o suficiente. Ricciardo também não resistiu e foi para os boxes trocar pneus. Durante as paradas, Perez chegou a estar em quarto e foi ultrapassado por Ricciardo, ficando em quinto. Raikkonen conseguiu se manter na frente de Alonso depois das suas paradas.
Sem querer querendo, a transmissão coloca que Rosberg era o vencedor da prova.



Depois da volta dos pits, Hamilton se manteve a frente de Rosberg. Ricciardo foi bem na estratégia e passou Bottas "nos boxes". O top 5 até a volta 24 era Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Bottas e Grosjean. Boa briga entre Raikkonen e Grosjean, com o finlandês conseguindo passar o francês. Logo em seguida foi Alonso que encostou em Grosjean. Aparentemente nervoso com a pressão, Grosjean quase jogou fora a sua posição ao frear errado e escapar, mas no final da reta seguinte o espanhol não perdeu a chance e passou. Vettel já seguia em nono lugar, encostado em Felipe Massa, que não conseguiu passar Grosjean. Massa foi para os boxes, aparentemente apostando em 3 paradas. Única mudança no top 5 é Raikkonen em quinto. Pouquíssimas coisas acontecendo na corrida, faltando metade da prova, 33 voltas de 66.
Na saída dos pits, Alonso encontra Felipe Massa, que tentou passar o espanhol. Vettel passa Massa, que não vai bem na corrida e não vê seus pneus durarem. O brasileiro enfim passa alguém, deixando Magnussen para trás. O terceiro colocado, Ricciardo, na volta 43 esteve 37 segundos do segundo colocado, Rosberg. Hamilton foi para os boxes e não fez uma boa parada, mas a diferença para Rosberg ainda era grande. Mais visitas aos boxes com Rosberg e Ricciardo, podendo decidir a corrida dependendo do tempo que Rosberg conseguir tirar de Hamilton com a perda que ele teve no seu pit.
Rosberg chegando em Hamilton. Williams errou feio, errou rude na estratégia e tirou Bottas da briga pelo pódio. Top 5 na volta 52 com Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Alonso e Vettel. Diferença entre Hamilton e Rosberg caiu bastante nas últimas 5 voltas, de 4.6 para 2.06. Alonso parou, voltou e foi passado por Vettel, ficando em sétimo e deixando o alemão em sexto, ganhando 9 posições desde a largada. Dez voltas para o fim e Vettel vinha chegando em Raikkonen, brigando pela quinta posição. Top 5 depois das paradas com Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Bottas e Vettel, que passou Raikkonen. Diferença entre Rosberg e Hamilton caiu novamente, porém é difícil pro alemão passar.
Seis voltas para o fim e Rosberg esteve a 1.2 de Hamlton. Briga também entre as Ferraris de Alonso e Raikkonen, com Alonso encostado no companheiro de time. Brigas no fim de prova, com Vettel x Bottas, Alonso x Raikkonen e Rosberg x Hamilton, porém com apenas 4 voltas para o fim. Em grande briga Alonso usa toda sua habilidade para passar Raikkonen. Todos na torcida pelo Rosberg faltando 2 voltas para o fim da corrida, com menos de 1 segundo de diferença. Vettel conseguiu ultrapassar Bottas e assumiu o quarto posto, grande prova do alemão. Última volta e Rosberg vai tentando tudo pra chegar. Vence Lewis Hamilton! Quarta vitória seguida dele! De quebra o inglês assumiu a liderança do campeonato. Em segundo Rosberg, terceiro Ricciardo, quarto Vettel incrivelmente, ganhando 11 posições, quinto Bottas, sexto Alonso, sétimo Raikkonen, oitavo Grosjean, nono Perez e décimo Hulkenberg. Massa ficou em décimo terceiro em corrida muito irregular.

4 vezes seguidas ele



Próxima prova em Mônaco, com todo o glamour e as estreitas ruas do principado.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...