sexta-feira, 23 de maio de 2014

UFC - Glossário e Palpites



Salve Salve Nerds!



Além do nosso SORTEIO, hoje falamos de MMA, com a estreia do terceiro elemento do Nerd Esporte, o Arthur. Ele sempre aparecerá aqui para comentar e palpitar as lutas do UFC, bom, é com você Arthur.

E aí pessoal, meu primeiro post aqui no Nerd Esporte para falar sobre MMA, e começo em grande estilo, palpitando sobre o que EU acho que vai acontecer no card principal do UFC 173, que ocorre no próximo sábado em Las Vegas, a capital mundial das lutas.
Primeiramente eu vou traduzir umas palavras do mundo das lutas.
Trocação: Luta em pé, apenas golpes traumáticos, como socos, chutes e joelhadas.
Raspagem: Movimento que tem o intuito de tirar o lutador de posição desvantajosa na luta de chão.
Wrestling: No Brasil é chamado de luta greco-romana ou luta olímpica.
WEC: Antigo evento de MMA com grande força nas categorias mais leves.
Decisão Unanime: Três juízes decidem quem venceu o round e avaliam ao fim quem merece levar a luta, na decisão unanime os três juízes avaliam de maneira igual quem foi o vencedor, independente da pontuação.
Divisões de peso são separadas no UFC da seguinte maneira:
O UFC se divide nessas categorias de pesos:
Peso Mosca (Flyweight) - até 56,7 kg / 125 lb
Peso Galo (Bantamweight) - até 61,2 kg / 135 lb
Peso Pena (Featherweight) - até 65,8 kg / 145 lb
Peso Leve (Lightweight) - até 70,3 kg / 155 lb
Peso Meio-Médio (Welterweight) - até 77,6 kg / 170 lb
Peso Médio (Middleweight) - até 83,9 kg / 185 lb
Peso Meio-Pesado (Light Heavyweight) - até 93,0 kg / 205 lb
Peso Pesado (Heavyweight) - até 120,2 kg / 265 lb

Aí vão os palpites:
Peso-galo: Renan Barão  x  T. J. Dillashaw
O atual campeão dos pesos-pena do UFC só evolui com o passar das lutas e é muito improvável que Dillashaw consiga impor seu jogo sobre Barão, se o americano tentar quedar é provável que seja negado pelo campeão, se conseguir quedar Barão possui um excelente jiu-jitsu que é capaz de pegar uma finalização ou uma raspagem. Em ultimo caso se o norte americano tentar impor sua trocação as chances de ser nocauteado são grandes.
Palpite: Barão via Nocaute.

Peso-meio-pesado: Dan Henderson x Daniel Cormier:
Há alguns aninhos atrás Dan Henderson seria uma ameaça grande demais para Cormier, mas o tempo passou, Cormier evoluiu, Henderson envelheceu e parou de usar seu wrestling de nível olímpico, Cormier também wrestler olímpico por outro lado é um dos caras que melhor aplica a sua modalidade no MMA atualmente.
Este resumo traria mais uma vitória fácil de Cormier, mas Henderson é um dos mais resistentes lutadores de todos os tempos, tendo sido nocauteado apenas por Vitor Belfort, tem também um poder imenso na sua mão direita, Shogun experimentou desse poder.
Tendo isto Cormier ganha, mas vai suar como nunca para aplicar seu plano de jogo.
Palpite: Cormier via Decisão Unanime.

Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Jake Ellenberger:
Ellenberguer passaria o carro fácil em Lawler antes de sua volta ao UFC, mas o carequinha tem evoluído tanto que chegou a disputar o cinturão em sua ultima luta, acabou perdendo, mas a sua moral não caiu.
O jogo mais óbvio para Ellenberguer seria usar seu excelente wrestling para quedar Lawler e amassar o adversário até o soar do gongo por três vezes com o fim da luta, mas a defesa de quedas vem evoluindo, e já é colocada em um nível alto. A trocação contra um cara do nível de Lawler pode ser perigosa para qualquer um na categoria, até para um sujeito duro como Jake.
Lawler me surpreende a cada luta, com mais qualidade em seus pontos fortes e menos buracos em seus pontos fracos.
Palpite: Lawler via Decisão Unanime.

Peso-galo: Takeya Mizugaki x Francisco Rivera:
Takeya Mizugaki vem em ótima fase, assim como Francisco Rivera, o primeiro invicto há quatro lutas e o segundo não perde há seis lutas, com uma luta sem resultado nesse meio. Em uma categoria com poucos lutadores em grande sequência esta luta pode jogar o vencedor lá em cima na categoria, muitos dos grandes nomes perderam para o campeão Renan Barão.
A grande potencia de Rivera na trocação pode acarretar em um nocaute rápido, mas o ritmo de Mizugaki pode envolver o americano e levar a uma vitória por decisão.
Palpite: Rivera via Decisão Unanime. 

Peso-leve: Jamie Varner x James Krause:
O ex-campeão do WEC James Varner vem oscilando entre vitórias e derrotas nas ultimas lutas, muitas vezes chocando por sua habilidade ou por erros meio básicos. Na ultima luta sofreu um nocaute sinistro para Abel Trujillo, depois de quase nocauteá-lo.
James Krause vinha voando em suas ultimas lutas, com oito vitórias seguidas, até parar com Bobby Green em sua ultima luta.
Pela maior experiência de Varner é provável que o “para sempre ex-acampeão do WEC” prevaleça por ser mais rodado e pro ser melhor, admito que gosto dele e espero que ele se encaminhe de volta a mais vitórias consecutivas.
Palpite: Varner via Decisão Unanime.

Abaixo o vídeo promocional do UFC 173:



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...